Como escolher o veículo ideal para cada tipo de carga
Tipo de carga, categorias específicas e a capacidade dos veículos influenciam na escolha. Descubra o veículo ideal para seu negócio e garanta viagens seguras, eficientes e dentro da lei.
Fala, motorista e caminhoneiro(a)!
Você sabia que escolher o veículo ideal para transportar suas cargas é fundamental para garantir viagens seguras, eficientes e dentro das regulamentações?
Sim! Saber identificar a finalidade de uso, categorias específicas e a capacidade dos caminhões é muito importante. Afinal, o que funciona bem para uma carga de 3 toneladas pode não ser adequado para uma carga de 10 toneladas.
Além disso, a escolha entre diferentes tipos de caminhões e suas carrocerias ou semirreboques é crucial para economizar tempo e dinheiro. Desta forma, é possível evitar desperdícios de capacidade ou sobrecarga.
Neste guia, vamos ajudar motoristas e caminhoneiros a escolher o veículo ideal para suas necessidades de carga. Então, se você tem dúvidas sobre este assunto, já estaciona aí, pega um cafézinho, e vamos em frente com a leitura!
Tipos de Carga X Carroceria
Bom, o primeiro passo ao escolher o veículo ideal é entender as características específicas da carga que você transporta ou deseja transportar. Isso irá influenciar diretamente na carroceria a ser utilizada.
Abaixo, estão os tipos de carga e carrocerias indicadas para cada uma delas:
- Carga seca: Produtos embalados em caixas, sacos e fardos. Ex: eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, roupas, ferramentas, peças automotivas, itens de higiene pessoal, etc.
Para carga seca, as categorias de carrocerias podem ser diversas, sendo as principais:
Baú Simples: carroceria fechada usada para o transporte de materiais que demandam maior proteção contra condições adversas.
Grade Baixa: para cargas secas mais resistentes, como chapas de aço, materiais de construção, por exemplo.
Graneleiro: indicada para cargas secas a granel que não necessitam de invólucro, como grãos, cereais, fertilizantes e adubos, ou materiais de construção também.
Baú Sider: ideal para produtos paletizados, engradados e caixas que não demandam proteção contra condições adversas. Pode ser fechado por lona e possui uma abertura lateral que facilita o deslocamento.
- Cargas refrigeradas: Alimentos perecíveis que requerem refrigeração, como carne e laticínios. Para esse tipo de carga, utiliza-se Baú refrigerado ou frigorífico.
- Cargas a granel: Materiais soltos como areia e grãos, ou líquidos, como água potável, leite, combustível, entre outros. Para esse tipo de carga, utiliza-se o Tanque, que é uma carroceria própria para o transporte. Outra opção é a Caçamba basculante, que permite a descarga por escoamento traseiro.
- Cargas Especiais: Cargas que exigem tratamento especial, como produtos químicos perigosos. Para produtos perigosos, utiliza-se o Implemento do tipo Tanque. Outra carroceria indicada é o Porta contêiner, que conta com encaixes para fixação do container transportando a carga de forma segura.
Tipos de Veículos
Agora que você já sabe as carrocerias indicadas para cada tipo de carga, é hora de falarmos do bruto. Isto é, o veículo que será seu parceiro nas estradas e/ou centros urbanos.
No mundo do transporte de carga, existem diversas opções de veículos, cada um com suas características e finalidades específicas. Abaixo, apresentaremos os seis modelos mais comuns para ajudar você a entender qual é o mais adequado para o seu trabalho.
Veículo Urbano de Carga (VUC)
O VUC é um veículo de menor porte especialmente projetado para circular em áreas urbanas.
Na IVECO, a linha de veículos que se encaixa nesta categoria (VUC) é a Daily, líder em vendas no mercado brasileiro. Ela disponibiliza opções de Chassi-Cabine, Furgão e Minibus. Com o conforto de um automóvel e a potência de um caminhão, os modelos atendem a uma ampla variedade de negócios e aplicações.
Caminhão Médio e Semipesado
O caminhão semipesado possui um eixo simples na carroceria, com um eixo traseiro e outro frontal. Costuma ser utilizado para atividades como mudanças e distribuição de carga seca, bem como para transporte de materiais nos setores de construção civil e agronegócio.
Para a categoria de médios e semipesados, a IVECO tem a linha de caminhões IVECO Tector. Com modelos de 9 a 31 toneladas, são veículos reconhecidos pelo seu baixo custo operacional, potência e conforto.
Com uma nova geração Euro VI, todos os veículos desta linha oferecem cabines de alto padrão e incorporam novos elementos de segurança. E total versatilidade: são diversas opções de tração, cabine ou potência para se adequar a sua necessidade.
Caminhão Pesado
O caminhão pesado, também chamado de Truck , podendo ser 6×2 e 6×4, tem eixo duplo na carroceria. Essa característica aumenta a sua capacidade de carga sem comprometer a performance do bruto.
Carretas
As carretas são veículos articulados divididos em duas partes: o cavalo e a carroceria. A força do motor fica no cavalo mecânico, que inclui as rodas de tração e a cabine do motorista. Já a segunda parte, a carroceria, é a que recebe a carga.
Na carreta, a força do motor fica no cavalo mecânico e a carga na carroceria.
O cavalo mecânico pode ser acoplado a diferentes tipos de carga, e cada módulo é conhecido como semirreboque.
Vale lembrar que essas combinações devem obedecer às normas de peso e dimensões estabelecidas pela legislação. Alguns modelos incluem:
Cavalo Mecânico Trucado ou LS: Com eixo duplo em seu conjunto para melhor distribuição de peso.
Caminhão de 2 Eixos: Equipado com um trator mecânico e um reboque de 2 eixos cada. Peso bruto total permitido de 33 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros.
Carreta 3 Eixos: Além do cavalo mecânico, inclui um semirreboque de 3 eixos. Capacidade máxima de carga de 41,5 toneladas e extensão máxima de 18,15 metros.
Caminhão com Cavalo Trucado: Segundo a nova norma, os conjuntos, denominados tecnicamente como Combinações de Veículos de Cargas (CVCs), compostos por um caminhão e um semirreboque, serão permitidos atingir um comprimento máximo de 19,30 metros.
Bitrem: Tem uma grande capacidade de transporte, com sete eixos que aguentam um peso total bruto de 57 toneladas.
Rodotrem: Esta configuração é composta por dois semirreboques com 9 eixos que aguentam um peso total bruto de 74 toneladas.
O veículo é interligado por um dolly e só pode ser tracionado por um cavalo mecânico trucado.
O rodotrem não se adequa às normas de peso e tamanho do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), conforme a Resolução 210/06. Logo, empresas que precisam usar o rodotrem devem obter uma Autorização Especial de Trânsito (AET) do DNIT.
Para o segmento de caminhões pesados, a IVECO conta com o IVECO S-Way. O S-Way está disponível em três opções de potência: 450 cv (4×2), 480 cv (6×2) e 540 cv (6×4).
Com tecnologia avançada, um conforto único, além da potência e alto desempenho, este é o melhor caminhão pesado já feito pela IVECO.
Ele passou por cerca de 450 testes que refletem as condições das estradas brasileiras. Além disso, viajou muito para ser um produto diferenciado e pronto para atender às necessidades dos caminhoneiros e gestores de frotas no Brasil.
Esperamos que este guia tenha sido útil para ajudar você a escolher o veículo ideal para transportar sua carga por esse Brasilzão. Se você tem mais alguma dúvida sobre este tema, é só deixar nos comentários abaixo. 😉
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